Avisos Importantes

TERCEIRO TORNEIO - CAMP. OFICIAL BAC 2017

A BAC - Brusque Amantes do Coleiro convida todos os associados e admiradores de torneios, para participarem no domingo, 01/10/2017 do Terceiro  Torneio do Campeonato Oficial desta temporada, nas modalidades de Trinca Ferro,  Bico de Pimenta, Coleiro Fibra, Coleiro Pardo Fibra, Coleiro Canto, Curió Canto, Azulão e Canário-da-Terra.

Importante todos agilizarem a documentação, evitando contratempos de última hora.

Sintam-se todos convidados. Agradecemos antecipadamente.

Brusque Amantes do Coleiro.


Leia +24/07/2017

CALENDÁRIO DE TORNEIOS BAC 2017

A partir de julho teremos torneio de Trinca Ferro e Bico de Pimenta. Em setembro todas as demais modalidades. 

Sintam-se todos convidados....

BRUSQUE AMANTES DO COLEIRO


Leia +02/04/2017

Últimas Notícias

Biólogo brusquense pesquisa aves catarinenses por oito anos

Cristiano Voitina visitou 70% dos municípios do estado e fotografou 570 espécies.

Com o desejo de descobrir as riquezas de Santa Catarina, o biólogo brusquense Cristiano Voitina, 51 anos, conseguiu realizar parte do sonho durante oito anos.

Esse foi o período em que realizou uma pesquisa de campo em 70% dos municípios catarinenses para catalogar aves. No total, foram fotografadas 570 espécies, desde as mais comuns às mais raras, como a Maria Catarinense.

O biólogo, que também é palestrante, conta que além do desejo que tinha desde pequeno, percebeu o desconhecimento por parte das crianças e jovens durante suas palestras. “Parece até que em Santa Catarina não existe fauna, até porque não existem literaturas que tratam a fundo do assunto”.

Durante o trabalho, Voitina conversou e conheceu muitas pessoas, histórias, lendas e folclores. Ele relata que saía sempre sem destino certo e, conforme as pessoas o orientavam, ele seguia o percurso.

“Quando via um local que tinha potencial também parava, ficava acampado por dias ou falava com donos das propriedades que me deixavam ficar em suas casas. Fui muito bem recepcionado”, lembra.

Os destinos geralmente eram o interior dos municípios, locais mais propícios para o encontro das aves. “Saía de casa, com a cara e coragem, e ficava em torno de dez dias fora, fotografando. Depois voltava, fazia pesquisas”. Voitina criou um site para compartilhar parte do material: http://www.avescatarinenses.com.br.

Resultado em livro
O trabalho do biólogo resultou em livro de 530 páginas intitulado Aves Catarinenses. O exemplar traz 502 espécies fotografadas por Voitina, sendo uma em cada página, com informações, curiosidades, mitos e ditos populares dos pássaros.

No total, mil imagens ilustram a obra, que é comercializado desde o início do ano nas livrarias Catarinenses e agora na livraria Saber, em Brusque, por R$ 120.

Voitina revela que a intenção é fazer com que o livro chegue a diversas pessoas, em especial, para as crianças nas escolas e que vire material de estudo. Ele acrescenta que também pretende fazer um documentário com o conteúdo pesquisado.

Lançamento em Brusque
Na noite desta quarta-feira, 13, o biólogo realizou o lançamento do livro na livraria Saber, no Shopping Gracher, em Brusque. Durante a noite, Voitina esteve no local, onde conversou com as pessoas e autografou exemplares.

O primeiro lançamento oficial do livro ocorreu em março, em Balneário Camboriú, município em que reside atualmente. Na sequência, em maio, o material foi apresentado no Instituto Butantan, em São Paulo. Em agosto, foi a vez de Blumenau.

A proposta de Voitina é palestrar para o Grupo de Escoteiros de Brusque e fazer a doação de livro para eles. “Quero que as pessoas tenham o livro em casa e quando virem uma ave, fotografem e depois pesquisem no livro, para conhecer mais do pássaro. Penso que quem conhece, passa a respeitar, amar e cuidar mais. É o que nossa fauna precisa”.
Fonte: omunicipio.com.br
Leia +14/09/2017

Flagrado por vizinhos tentando furtar pássaros, homem acaba preso em flagrante

A desculpa de que seu cachorro tinha escapado e fugiu exatamente para o viveiro de pássaros de seu vizinho não impediu a prisão em flagrante de Vanderson Bechtold Sbardelatti (27) no início da madrugada desta segunda-feira (11). Ele foi detido pelos próprios vizinhos quando já tinha rompido toda a tela com um alicate, permitindo a passagem de uma pessoa.

O filho do proprietário da residência afirmou aos policiais que estava acordado quando ouviu o barulho de um cão em seu quintal. Ao olhar pela janela ele viu um homem que se dirigia para o viveiro que protege as gaiolas com os valiosos pássaros. O rapaz acordou ser pai e saíram para o quintal, descobrindo que se tratava de um conhecido que reside nas proximidades.

Vanderson, que além do alicate ainda carregava uma caixa onde supostamente colocaria os pássaros, não reagiu e foi detido pelos proprietários do imóvel que acionaram a Polícia Militar, sendo encaminhado para a delegacia onde foi autuado em flagrante por tentativa de furto pelo delegado Ricardo Marcelo Casarolli, sem direito a fiança.
Fonte: http://rc.am.br/web/noticia/id_46295/
Leia +11/09/2017

FPP e MMA - REUNIÃO PASSARICULTORES

Prezados associados, no dia 30/08 tivemos duas reuniões no Ministério do Meio Ambiente, assim, restou acerto os seguintes pontos:
- Revisão da Operação Delivery com a elaboração de critérios de qualificação (positivos e negativos) onde os criadores seriam divididos em 3 grupos distintos (selo verde, selo amarelo e selo vermelho);
- Criação de um Grupo de estudos para elaboração de uma política de fauna silvestre em ambiente “ex situ”. Ao final, será produzido um texto legal com a chancela dos membros (FPP ) e IBAMA;
- Concentrar estudos para LIBERAR a criação comercial dos amadores. Como o Deputado Otávio Leite é relator da Lei da Micro e Pequena Empresa, provavelmente conseguiremos inserir a atividade no Simples.
Fonte: FPP
Leia +01/09/2017

No RN, juiz determina que Ibama devolva papagaios apreendidos ao dono

Magistrado considerou que animais estavam com o homem há 15 anos e teriam dificuldade de sobreviver no meio ambiente.

Justiça Federal no Rio Grande do Norte determinou que o Ibama devolva dois papagaios apreendidos ao proprietário deles. Os animais estavam com o autor da ação há 15 anos.
A ordem foi do juiz Arnaldo Pereira de Andrade Segundo, que atua na 9ª Vara Federal, na subseção de Caicó, região Seridó potiguar.
Na decisão, o magistrado observou que a posse de animal silvestre, sem autorização ou permissão da autoridade competente, é uma infração ambiental. Porém chamou atenção para o fato de que as aves estão com o autor da ação há 15 anos e não existe qualquer relato de maus-tratos.
Ele ainda levou em conta que colocar os animais de volta ao meio ambiente depois de tanto tempo poderia resultar em "dano irreversível para a própria ave, que possivelmente sequer saberia lutar por sua sobrevivência no habitat natural respectivo".
Para concessão a tutela antecipada, o juiz também ressaltou que não há notícias de que a espécie esteja ameaçada de extinção.
Fonte: g1.globo.com
Leia +05/08/2017

Tico-tico-rei e família de sabiá-barranco surpreendem gestora de RH

Em Limeira, Thaynara Brandão faz da chácara do pai um observatório de aves.

O que é preciso para observar aves? Mais que equipamentos e aparatos, curiosidade é fundamental para conhecer e contemplar as espécies. E engana-se quem pensa que é preciso ir longe ou enveredar pela floresta para praticar a atividade. A observação, muitas vezes, pode ser feita no quintal de casa.
Foi assim que Thaynara Soares Brandão se tornou observadora. A gestora de recursos humanos mora em Limeira, interior de São Paulo, e há pelo menos 10 anos fotografa e filma as belezas que existem perto dela.
Quando o pai comprou uma chácara, Thaynara se aproximou ainda mais da natureza. “Passei a ficar mais perto do meio ambiente e minha paixão pela fotografia fez com que esta relação se tornasse ainda melhor. Comecei a registrar detalhes que normalmente a gente não sabe que existem”, conta.
Entre tantas belezas e detalhes, as aves, em especial, não passam despercebidas. “Sinto prazer e paz ao observá-las. Posso passar horas esperando, procurando e fotografando. É tão bom que nem vejo o tempo passar.”

Thaynara conseguiu flagrar de perto espécies ariscas, como o alma-de-gato. Outro registro curioso foi de uma família de sabiá-barranco comendo coquinhos em uma palmeira.
O flagrante mais especial para ela foi o de uma majestade: o tico-tico-rei. “Foi amor à primeira vista. Ele apareceu de repente, ficou em silêncio e pousou na cerca. Consegui a foto e, em seguida, a ave voou. Parece que veio só para eu tirar a foto.”
Para a observadora, compartilhar os registros é uma forma de mostrar o quão exuberante e importante a natureza é para a nossa vida.
O seu vídeo começa em 00:00

Fonte: g1.globo.com
Leia +27/07/2017

Últimos Torneios

17/09/2017
Trinca Ferro
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA TRINCA FERRO
17/09/2017
Coleiro
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA COLEIRA
17/09/2017
Coleiro
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA COLEIRA PARDO
17/09/2017
Coleiro
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE COLEIRA
17/09/2017
Canário da Terra
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA CANARIO
17/09/2017
Curió
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE CURIO
17/09/2017
Azulão
Torneio de Verão BAC de fibra de Azulão
17/09/2017
Bico de Pimenta
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA BICO DE PIMENTA

Próximos Torneios

Trinca Ferro
01/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA TRINCA FERRO
08/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA TRINCA FERRO
22/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA TRINCA FERRO
29/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA TRINCA FERRO
05/11/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA TRINCA FERRO
19/11/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA TRINCA FERRO
10/12/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA TRINCA FERRO
Coleiro
01/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA COLEIRA
01/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA COLEIRA PARDO
01/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE COLEIRA
08/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA COLEIRA
08/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA COLEIRA PARDO
08/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE COLEIRA
22/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA COLEIRA
22/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA COLEIRA PARDO
22/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE COLEIRA
29/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA COLEIRA
Canário da Terra
01/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA CANARIO
08/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA CANARIO
22/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA CANARIO
29/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA CANARIO
05/11/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA CANARIO
19/11/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA CANARIO
10/12/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA CANARIO
Curió
01/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE CURIO
08/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE CURIO
22/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE CURIO
29/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE CURIO
05/11/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE CURIO
19/11/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE CURIO
10/12/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE CANTO DE CURIO
Azulão
01/10/2017
BAC-BRUSQUE
Torneio de Verão BAC de fibra de Azulão
08/10/2017
BAC-BRUSQUE
Torneio de Verão BAC de fibra de Azulão
22/10/2017
BAC-BRUSQUE
Torneio de Verão BAC de fibra de Azulão
29/10/2017
BAC-BRUSQUE
Torneio de Verão BAC de fibra de Azulão
05/11/2017
BAC-BRUSQUE
Torneio de Verão BAC de fibra de Azulão
19/11/2017
BAC-BRUSQUE
Torneio de Verão BAC de fibra de Azulão
10/12/2017
BAC-BRUSQUE
Torneio de Verão BAC de fibra de Azulão
Bico de Pimenta
01/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA BICO DE FOGO
08/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA BICO DE FOGO
22/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA BICO DE FOGO
29/10/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA BICO DE FOGO
05/11/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA BICO DE FOGO
19/11/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA BICO DE FOGO
10/12/2017
BAC-BRUSQUE
TORNEIO DE VERÃO BAC DE FIBRA BICO DE FOGO
Ver Todos
Ocultar

Últimos Vídeos em Destaque

Links Úteis

mma cidasc fatma sispass fanpage