Avisos Importantes

NESTE DOMINGO, 30/11 TEM TORNEIO BAC

Seguindo nosso calendário 2014, lembramos que neste domingo (30/11/14) haverá torneio no BAC com todas as modalidades.

Agilizem o GTA e compareçam.

Brusque Amantes do Coleiro.
Leia +17/11/2014

NOVIDADE BAC - RODA DE PARDINHOS

QUEM TIVER COLEIRO PARDINHO, JÁ PODE COLOCÁ-LO À PROVA.

O BAC ESTARÁ PROMOVENDO, SEMPRE QUE HOUVER TORNEIO DOS DEMAIS COLEIROS, UMA RODA PARALELA COMPOSTA APENAS DE PARDINHOS.

SERÃO APENAS 10 MINUTOS, COM PREMIAÇÃO ATÉ O TERCEIRO LUGAR.

AGILIZEM SEU GTA E COMPAREÇAM.

IN 10: Art. 50 - Somente poderão participar de torneios os Criadores Amadores de Passeriformes
devidamente cadastrados no IBAMA, em situação regular e com aves registradas no SisPass,
ficando sob a responsabilidade da entidade organizadora do evento a homologação da inscrição
dos criadores participantes.

§ 3° Somente será permitida a presença, no local do evento, de pássaros com idade igual ou
superior a 6 (seis) meses e das espécies contempladas na autorização.
Leia +14/09/2014

TORNEIOS B.A.C. 2014 (DATAS/EVENTOS)

AGORA É OFICIAL. JÁ TEMOS EM MÃOS AS DATAS DEVIDAMENTE HOMOLOGADAS PARA NOSSOS TORNEIOS 2014.

INFORMAMOS A TODOS ASSOCIADOS E DEMAIS PARTICIPANTES DE TORNEIOS, QUE O B.A.C. JÁ OFICIALIZOU AS DATAS PARA OS MESMOS, SENDO O DE ABERTURA DA TEMPORADA NO DIA 15/06/14. VEJAM O QUADRO COMPLETO AQUI:

http://www.amantesdocoleiro.com.br/galeria.php?cod_album=102

TAMBÉM EM NOSSA FAN PAGE:

https://www.facebook.com/...66?notif_t=like

LEMBRAMOS QUE A GTA, A LISTA SISPASS E A CARTEIRA DE SÓCIO ATUALIZADA SE FAZEM NECESSÁRIAS. TODOS JÁ SE SINTAM CONVIDADOS E É MUITO IMPORTANTE RESSALTAR QUE O SUCESSO AO FINAL DE CADA ETAPA DEPENDE DA COLABORAÇÃO, ENTENDIMENTO E EMPENHO DE TODOS. A AMIZADE DEVE SEMPRE PREVALECER........

DESDE JÁ AGRADECEMOS A TODOS.

BRUSQUE AMANTES DO COLEIRO
Leia +17/05/2014

PRÓXIMO TORNEIO DA AMIZADE (2015) - BAC - BRUSQUE SC

SRS. PASSARINHEIROS. ATENTEM PARA ESTA DATA: 15/11/2015

PAVILHÃO DA FENARRECO, PISO TÉRREO, COMO NOS BONS TEMPOS..... (SERÁ NO FERIADO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, UM DOMINGO)

VAMOS FAZER UM TORNEIO MAIOR E MELHOR QUE 2014, SUPERANDO A MARCA DE 600 ESTACAS. PROVIDENCIAREMOS MAIS ESTACAS, TANTAS NECESSÁRIAS FOREM.

AGENDEM TODOS ESTE EVENTO E JUNTOS FAREMOS VALER NOSSO HOBBY E PROPAGAREMOS A CULTURA DA PRESERVAÇÃO.

TORNEIO DA AMIZADE - 15/11/2015 - BAC - BRUSQUE AMANTES DO COLEIRO.
Leia +10/05/2014

Vídeo em Destaque Mais Vídeos

Últimas Notícias

Crimes como coação e intimidiação também são denunciados contra o Ibama pelos criadores

Filhotes e ovos foram deixados para morrer nos criatórios após apreensão de aves adultas; Ibama só irá se manifestar sobre o caso quando for notificado pela Polícia Federal

Uma operação de combate ao tráfico e falsificação de registros de aves silvestres desencadeada pelo Ibama no Sul do Estado desde a última segunda-feira terminou com uma denúncia de crime ambiental contra o órgão encarregado de proteger a flora e a fauna brasileira. Os autores da denúncia são criadores de pássaros de Pelotas, que acusam os agentes de apreender as aves adultas e deixar ovos e filhotes para morrer dentro dos criatórios. O caso foi registrado na Delegacia da Polícia Federal e está sendo investigado pela equipe do delegado Rafael Mardini.

Ao parar diante da chocadeira onde seis filhotes de cardeais tentam sobreviver sem o calor e os cuidados da mãe, o bancário aposentado Antônio Carlos Barros, 58, não consegue conter o choro. "Por que eles fizeram isso? Os passarinhos não têm culpa de nada", lamenta com as mãos na cabeça. Criador registrado desde a fundação do Ibama, em 1989, Barros é tido como referência no Brasil e na América do Sul quando o assunto é cruzamento genético de cardeais. Após 18 anos de pesquisa conseguiu reproduzir em cativeiro um cardeal negro, além de cardeais dourados e pérola, mesmo assim teve mais de 70 aves apreendidas. Pelo menos 15 filhotes de várias espécies foram deixados para trás, além de dezenas de ovos. Nos outros dez criatórios da cidade, que foram alvo da operação, a situação não é diferente.

Arbitrariedades
A denúncia dos criadores, no entanto, vai além do crime ambiental. Coação, intimidação, invasão e revista de domicílios sem apresentação de mandado judicial, danos aos viveiros e até roubo de gaiolas fazem parte das queixas dos criadores. "Eles (os agentes) não fiscalizaram nada. Não olharam a documentação das aves simplesmente arrebentaram os viveiros e levaram tudo. Alguns animais até fugiram e acabaram voltando no final do dia", conta o advogado Carlos Augusto Ávila, que também é criador de pássaros.

O que diz o Ibama
No final da tarde desta qunita-feira (20) o chefe de gabinete da Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul, Maurício Souza disse que o órgão só irá se manifestar sobre o caso quando for notificado pela Polícia Federal. Na sexta-feira, em Rio Grande, será realizada uma entrevista coletiva para apresentar os resultados da operação da qual também participaram a Brigada Militar, Polícia Federal e Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Leia +21/11/2014 - Fonte: www.diariopopular.com.br

Polícia Federal faz operação contra tráfico de animais silvestres em SP

Criminosos fraudavam recolhimento da taxa que criadores são obrigados a pagar anualmente por criar ou transportar animais, lesando cofres públicos em pelo menos R$ 250 mil

Duas pessoas foram presas em flagrante, nesta segunda-feira (17/11), em uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contra o tráfico de animais silvestres, nas cidades de Guarulhos e Campinas, em São Paulo.

Na Operação Fibra, desencadeada pela manhã, são cumpridos dez mandados de busca e apreensão. De acordo com a PF, as investigações começaram, no último mês de junho, após o Ibama ter descoberto fraudes no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passiformes (Sispass).

Com a ajuda de um colaborador terceirizado do Ibama, os criminosos conseguiram uma senha para falsificar anilhas colocadas nas patas de pássaros, dando a essas aves a condição de uma falsa legalidade com o registro fraudulento no Sispass. A estimativa é que mais de 15 mil pássaros tenham sido “esquentados” ou tiveram o registro obtido de forma irregular. As aves apreendidas serão encaminhadas para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê.

Os criminosos fraudavam o recolhimento da taxa que os criadores são obrigados a pagar anualmente por criar ou transportar animais, lesando os cofres públicos em pelo menos R$ 250 mil. Além de responder criminalmente, os envolvidos serão autuados administrativamente pelo Ibama.

Por meio de inquérito policial, são investigados os autores e os beneficiados pelas fraudes. Os envolvidos estão sujeitos às penalidades por crimes de tráfico de animais silvestres, maus-tratos, falsificação de anilhas, receptação, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa e passiva, crime de falsificação de selo ou sinal público, e associação criminosa.
Leia +17/11/2014 - Fonte: www.correiobraziliense.com.br

Papa-Capim (Coleiro-Da-Bahia).

Ocorre nas áreas abertas (pastagens) situadas na Mata Atlântica do Sul da Bahia uma grande variedade do gênero Sporophila sendo que as espécies nigricolis e caerulescens têm despertado muitas atenções por parte dos aficionados desta região não só pelo seu canto, mais também pelo seu territorialismo e acima de tudo pela sua Grande ocorrência, estão por todas as partes.

Aqui na Bahia denominamos estas maravilhosas aves de um modo geral como sendo “Papa-Capins” e diferenciamos os indivíduos que compõem o grupo da seguinte forma:

“Papa Capim”(São todos): Cabeça Preta(Sem coleira)-Peito Branco e Peito Amarelo
Cabeça Preta(Com coleira)-Peito Branco e Peito Amarelo

A morfologia destas aves apresenta (na região em questão) um grande número de detalhes diferencias entre os indivíduos do grupo tais como:

Papa Capim de Cabeça Preta. Coleiro-Da-Bahia (Sporophila n. nigricolis).

OS MACHOS

São desprovidos de coleira podendo possuir o Peito Branco ou Peito Amarelo medindo aproximadamente 11 a 12 cm, sendo que destes, 5cm pertencem à cauda.

São de cor preta - A cabeça, a fronte, a face, a nuca, a garganta e a parte superior do peito.
São de Cor negra-ardósia-esverdeada – O dorso, tectrizes, a cobertura da cauda, a rêmiges e a cauda.
São de cor branca nos de Peito Branco – O peito, o ventre e o uropígio.
São de cor amarela nos de Peito Amarelo – O peito, o ventre e o uropígio.

Olhos com Íris negras e bico cinza azulado nos de Peito Amarelo com Tarsos Negros.
Olhos com Íris negras e bico cinza amarelado nos de Peito Branco com Tarsos Negros.
Obs: Alguns dos indivíduos deste grupo possuem um “Espelho Branco” no centro das azas, ou apenas os insinua, no entanto encontramos um grande número completamente
desprovidos de tal característica. (não as exibem).

Papa Capim de Coleira. Coleiro Virado (Sporophila c. caerulescens).

São dotados de coleira podendo possuir o Peito Branco ou Peito Amarelo medindo aproximadamente 11 a 12 cm, sendo que destes, 5cm pertencem à cauda.

1. São de cor preta - A cabeça, a fronte, a face, a nuca, a região triangular que se situa sob a mandíbula inferior em forma de gravata, e a coleira que separa a garganta do peito.
2. São de Cor negra-ardósia-esverdeada - O dorso, tectrizes, as coberteiras caudais, as rêmiges e a cauda.
3. São de cor branca nos de Peito Branco - O peito, o ventre, a garganta e o uropígio. Sendo que possuem uma raja em forma de “Bigode Chinês” que parte da base da mandíbula inferior em direção aos encontros das asas, possuindo ainda uma semi-orla orbital na parte inferior dos olhos.
4. São de cor amarela nos de Peito Amarelo - O peito, o ventre, a garganta e o uropígio.
5. Olhos com Íris negras e bico cinza azulado nos de Peito Amarelo com Tarsos Negros.
6. Olhos com Íris negras dotados de semi-orla orbital branca na parte inferior dos olhos, e bico branco acinzentado nos de Peito Branco com Tarsos Negros.

Obs: Alguns dos indivíduos deste grupo possuem um “Espelho Branco” no centro das azas, ou apenas os insinua, no entanto encontramos um grande número completamente desprovido de tal característica. (não as exibem).

AS FÊMEAS

São encontradas em três plumagens distintas, a saber:

1. Fêmea Clara - Fêmea “Parda Olivácea clara”, dotada de asas e cauda “ardósia-esverdeada” escura, sendo o peito, o ventre, e o uropígio “Pardos Clara” apresentando o centro do ventre de cor quase braça acinzentada.

2. Fêmea Escura - Fêmea “Parda Olivácea escura”, dotada de asas e cauda “cinzento ardósia esverdeada quase negra”, sendo o peito, o ventre, e o uropígio “Pardos”.

3. Fêmea Coleira - Fêmea “Parda Olivácea escura”, dotada de asas dorso e cauda cinzento
ardósia esverdeada quase negro”, sendo o peito dotado de uma leve coleira negra, (a coleira encontra-se apenas insinuada, esmaecida) o ventre, e os uropígios “Pardos”.


Gilson Barbosa.
Leia +12/11/2014

TORNEIO DA AMIZADE - BAC - NA MÍDIA

Evento reúne mais de duas mil pessoas (Rádio Cidade AM)

http://rc.am.br/noticia/3...uas-mil-pessoas

No último domingo (2), o Clube Brusque Amantes do Coleiro (BAC) realizou o Torneio da Amizade no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof. A entidade, que congrega criadores de pássaros silvestres registrados junto ao Ibama, conta com a participação de, aproximadamente, 600 passarinheiros dos três estados da região Sul, e São Paulo.

Segundo informações dos organizadores, o evento contou com a participação de mais duas mil pessoas entre proprietários dos pássaros, familiares, admiradores e preservacionistas das espécies em amostra. As contempladas no referido torneio foram trinca ferro, coleiro, curió, canário-da-terra, bico de pimenta e azulão.

O Torneio da Amizade é realizado uma vez por ano no pavilhão da Fenarreco. Regularmente, o BAC realiza seus eventos em sua sede própria, localizada no Bairro Guarani. Todos os eventos possuem autorização dos órgãos competentes Fatma, Cidasc e Ibama e seus alados todos tem origem de criação doméstica.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Torneio da Amizade (Rádio Araguaia AM)

http://www.araguaiabrusqu...oticia_id=21920

O Clube Brusque Amantes do Coleiro (BAC) é uma entidade que congrega criadores de pássaros silvestres, registrados no Ibama, junto a Brusque e região.


Neste domingo (2/11), realizou seu grande Torneio da Amizade, junto ao Pavilhão da Fenarreco, onde recebeu aproximadamente 600 passarinheiros, oriundos principalmente dos três Estados do Sul do Brasil e também de São Paulo. Ao todo, foram registradas mais de duas mil pessoas, entre proprietários, familiares, admiradores e preservacionistas das espécies presentes.

As espécies contempladas no torneio foram: Trinca-Ferro, Coleiro, Curió, Canário-da-terra, Bico de Pimenta e azulão. O Torneio da Amizade é realizado anunalmente, sendo assim denominado por tratar-se de um encontro entre amigos de outras localidades. Isso torna o evento uma grande confraternização.


Regularmente, o BAC realiza seus eventos em sua sede própria, localizada no bairro Guarani. Todos os eventos possuem autorização dos órgãos competentes (FATMA, CIDASC e IBAMA) e seus alados todos tem origem de criação doméstica.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe mais na Fan Page: https://www.facebook.com/...68101774?ref=hl
Leia +04/11/2014

Resgate de pássaro em fio de alta tensão mobiliza equipe de bombeiros

Companhia Paranaense de Energia foi chamada para salvar joão-de-barro.
Pata do filhote ficou presa a um fio, nesta quinta (30), em Ponta Grossa.

Funcionários do Corpo de Bombeiros e da Companhia Paranaense de Energia (Copel) se mobilizaram para fazer um resgate curioso na manhã desta quinta-feira (30), em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. O trabalho era ajudar um passarinho, que ficou com a pata presa a um fio de nylon próximo à rede de alta tensão. Um funcionário da Copel conseguiu soltá-lo. Depois de livre, o filhote de joão-de-barro foi para dentro da casinha.
Os bombeiros foram chamados depois que o empresário Edenilson Pinto Ribeiro percebeu que algo de errado estava acontecendo com o passarinho. “Aqui em frente a minha empresa sempre tem uma grande movimentação de pássaros. Eu estava olhando para cima quando vi o passarinho se debatendo bastante”, explicou. Com medo do que pudesse acontecer ao animal, ele pediu socorro aos bombeiros.

Para fazer o resgate, foi necessário convocar a Copel. “O passarinho estava próximo a fios de alta tensão. Como está tudo energizado, existe um risco, além de não podermos desligar a rede de energia”, esclareceu o sargento Carlos Gaudêncio. Nesse caso, os bombeiros acompanham a ocorrência para dar apoio.

O resgate levou em torno de dez minutos, e o passarinho sobreviveu. Porém, não foi possível verificar se o filhote estava machucado. Mesmo se o animal tivesse sido resgatado com ferimentos, os bombeiros não teriam para onde levá-lo. “O correto seria levá-lo a um pronto socorro de animais, mas em Ponta Grossa não existe um local público semelhante. Normalmente, contamos com a ajuda de veterinários voluntários para socorrer animais de pequeno porte”, afirmou o sargento.

Leia +31/10/2014 - Fonte: g1.globo.com

Destaques

Links Úteis

ibama cidasc fatma sispass


fanpage



41117 Visitas
Login